Evento teve como objetivo demonstrar conceitos de Física
Professor Roberto Oliveira entrega prêmio a aluno |
O Campeonato de Avião de Papel foi idealizado para demonstrar, na prática, conceitos da Física. O professor Roberto Oliveira explica que há quatro forças que atuam sobre um avião durante o voo, seja um avião de papel ou um jumbo: sustentação, impulso, peso e arrasto.
Os objetivos gerais do Campeonato são reconhecer a importância da Ciência e Tecnologia na observação de fenômenos e identificar as causas e consequências dos movimentos dos corpos celestes.
Os objetivos específicos são compreender a aplicação das leis de Newton no voo dos aviões, reconhecer a importância da força gravitacional, conhecer o princípio de Bernoulli e descrever características dos aviões e a sua influência no voo.
Cada aluno participante construiu um avião de papel no formato que desejasse. A única regra foi a obrigatoriedade de usar uma folha tipo A4 (sulfite).
Os prêmios para os vencedores foram troféus em formato de avião de papel estilizado, no Campeonato disputado em três categorias: Avião mais bonito, Maior tempo de voo e Maior alcance.
Na categoria Avião Mais Bonito venceu o avião que, além de ser considerado o mais bonito entre os concorrentes, alcançou uma distância horizontal mínima de 3 metros. Na categoria Maior Tempo de Voo venceu o avião que ficou mais tempo suspenso no ar. Na categoria Maior Alcance venceu o avião que obteve maior alcance horizontal.
Roberto Oliveira disse que a origem do avião de papel é geralmente atribuída aos chineses, porém este objeto aéreo foi desenvolvido simultaneamente e conquistou também o Japão.
O próximo Campeonato de Avião de Papel será uma disputa interescolar com a Escola Estadual de Jatobá e a Escola Estadual Delmiro Gouveia, ambas de Petrolândia, que também vão promover campeonatos internos, a exemplo da iniciativa da EREM Maria Cavalcanti Nunes.
Abaixo, vídeo do I Campeonato de Avião de Papel na EREM Maria Cavalcanti Nunes.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações, fotos e vídeo YouTube: Roberto Oliveira/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.