Foto: Prof. Roberto Oliveira/divulgação |
A reportagem foi publicada pela Assessoria de Comunicação no website da Secretaria de Educação de Pernambuco, nesta terça-feira (13/08/13).
Através do uso dos tablets, com programas de engenharia, e da internet, os estudantes ingressaram no projeto de Modelagem 3D que visou à aplicação dos conhecimentos de Física para elaboração de maquetes computadorizadas de edificações públicas do município. “O objetivo foi reproduzir os prédios de órgãos públicos da cidade, construídos pelos próprios estudantes da escola, que também realizaram pesquisas relacionadas à aplicação da Física na construção civil; novas tecnologias aplicadas à sociedade e aplicação da técnica de realidade aumentada na sociedade”, explicou Roberto Oliveira.
O trabalho de pesquisa e execução do projeto durou três meses e os resultados finais foram expostos pelos estudantes do 3º ano no I Workshop em Modelagem 3D, realizado no dia 31 de julho, no Centro Cultural de Petrolândia. O evento foi elaborado pelo próprio professor, com apoio da coordenação e contou com a presença de professores, alunos e ex-alunos da escola, como o estudante de Direito Thiago Rafael, que proferiu palestra sobre os crimes cibernéticos. “O evento foi bastante positivo e os alunos ficaram fascinados com a proposta e muitos falam em prestar vestibular para engenharia civil”, comemora o professor.
Para Beatriz Carolina Silva Carvalho, 16 anos, participar do projeto de modelagem 3D, abriu sua mente para a compreensão da física. “Sempre tive dificuldade nos cálculos e achava Física chata, mas em três meses de trabalho, pude entender e valorizar a Física como algo importante para nossas vidas, principalmente na engenharia. Não só eu, como todos os outros alunos, estamos motivados para estudar essa disciplina e hoje considero até fácil. Aprendemos também a trabalhar em grupo” declarou a aluna que fará vestibular para Biomedicina.
Roberto Oliveira ainda comemora os avanços alcançados. “O sucesso deste e de outros trabalhos que realizamos com frequência na escola só foi possível graças à chegada dos tablets do programa aluno conectado que permitiram a contextualização da física no mundo, e se tornaram atores do processo de aprendizagem”. A culminância do projeto se deu com a entrega dos certificados aos estudantes que concluíram os trabalhos propostos. O resultado foi tão positivo que todos os alunos quiseram se inscrever para as Olimpíadas de Física deste ano. A prova aconteceu no dia 06 de agosto.
Matéria relacionada>Alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, realizam I Workshop em Modelagem 3D
Secretaria de Educação de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.