Deputado estadual Clodoaldo Magalhães no lançamento do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura Familiar e da Pesca Artesanal em Jatobá, em abril/2013 (Foto: Assis Ramalho) |
Abaixo reproduzimos a justificativa apresentada pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PDT-PE), autor do projeto, para defender o título para o município de Jatobá.
O município de Jatobá está localizado na mesorregião São Francisco e na Microrregião Itaparica do Estado de Pernambuco, limitando-se ao norte com Petrolândia, a sul com Estado de Alagoas, a leste com Tacaratu e a oeste com o Estado da Bahia.
O nome Jatobá é uma homenagem feita pela CHESF ao município de Petrolândia, quando planejou a área de construção das primeiras casas, chamavam-se Bebedouro de Jatobá, devido ser um local onde existiam frondosos jatobazeiros e, pelo fato de estar à beira do rio São Francisco, servia de bebedouro para vários rebanhos que cruzavam o Estado rumo aos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe e vice-versa.
A cidade nos presenteia com suas riquezas e belezas naturais preservadas. Dotada de uma posição geográfica privilegiada, vem assumindo um novo caminho, pois reúne características bastante significativas no que se refere à preservação dos recursos naturais, pois retém uma grande parcela de mata nativa, mas seu maior patrimônio natural consiste no seu grande manancial hídrico, que faz do município o maior produtor de Tilápia do Estado de Pernambuco.
A concessão do Título de "Capital Estadual da Tilápia", é portanto uma homenagem não só aquela região, mas a todos que acreditam no crescimento desse segmento que vem contribuindo com o desenvolvimento econômico da cidade de Jatobá."
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Assembleia Legislativa de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.