quarta-feira, agosto 08, 2012

Petrolândia realiza 2ª Passeata de Educação no Trânsito

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (08), em Petrolândia, 2ª Passeata de Educação no Trânsito.

A caminhada contou com a participação dos Patrulheiros Mirins e de alunos de diversas escolas do município, iniciando-se com a saída de frente ao Atacadão Sanfrancisco, e percorrendo as  principais ruas e avenidas da cidade.

O evento teve o apoio da Polícia Militar de Pernambuco - 4ª CIPM, Guarda Municipal, Detran e Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo do ato é conscientizar motoristas e pedestres a respeitar as leis de trânsito, contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Assistente de Trânsito do Detran-Petrolândia,  Renato Rabelo, falou à reportagem do Blog de Assis Ramalho sobre a importância da passeata.
''A questão do trânsito, hoje, é um problema real, não só neste país como no mundo todo. Não é à toa que a ONU fez desta década, a década mundial para o trânsito seguro, que é de 2011 a 2020. Então, é muito importante que todos estejam participando, especialmente os adolescentes, que serão os condutores de automóveis do futuro, para que sejam condutores educados com responsabilidade", ' afirmou Renato Rabelo.

O Sargento Esdras, da 4ª CIPM, também falou da importância da  Passeata de Educação no Trânsito de Petrolândia. "Nós estamos realizando a segunda passeata da conscientização do trânsito aqui em Petrolândia, fazendo parte do Programa do Ministério das Cidades, que é de conscientizar o povo para um trânsito melhor, desafogado e um trânsito seguro. A primeira passeata, no ano passado, foi um pouco fraca, porque ainda não havia uma consciência total da (sua) importância. Mas este ano foi melhor, com uma maior participação de todos, inclusive com a divulgação de um carro de som", disse o Sargento.

O soldado PM Barbosa fez uma análise do movimento desta quarta-feira, e chamou à atenção para os condutores das chamadas motos "cinquentinhas". "No meu ponto de vista, foi bem positivo (o ato), porque este ano tivemos uma participação maior e o trânsito aqui em Petrolândia está melhorando e vai melhorar bem mais. As pessoas, acredito que elas assimilaram o efeito da educação e segurança no trânsito, em especial as motos chamadas "cinquentinhas". A respeito, elas precisam sim de carteira de habilitação, o condutor tem que ser maior de idade e é necessário usar o capacete, porque é um equipamento essencial para a segurança dos condutores e dos passageiros também. E, por tudo isso, acredito que tenha repercutido bem, e esperamos que a sociedade em si assimile e traga para dentro dos seus lares", disse.

Reportagem de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Soldado Barbosa e Sargento Esdras-4a CIPM
Escola Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.